Últimas Notícias

Ceia Tropeira resgata tradição da culinária de Silveiras
Uma ceia de Natal diferente. Arroz branco, carne de porco, farofa de milho e outros pratos são feitos em uma casa de Silveiras, no Vale do Paraíba. A refeição tem o objetivo de retratar exatamente o que os tropeiros comiam no Natal. Os tropeiros eram condutores de tropas que utilizavam cavalos e mulas para transportar mercadorias por trilhas no século XVII, no Brasil.
Em uma cozinha simples e um fogão à lenha a refeição é preparada lentamente. “Pressa pra que? O importante é que a comida seja bem feita, agradável. Que os compadres, amigos, netos e vizinhos cheguem. Enfim, faz do fogão a grande hóstia, como se fosse a sala de visita mesmo de uma tradição topeira”, explica Ocílio Ferraz, culinarista.
O cardápio é simples. A ideia é mostrar exatamente como era a ceia de Natal dos tropeiros. Ingredientes fáceis de achar, mas o cuidado no preparo precisa ser redobrado. “Alho, sal, pimenta do reino, cebola. Fica nisso, não é nada de diferente. A questão é a quantidade para não ficar muito salgada, pouco alho ou mais cebola”, diz Ocílio.
O arroz branco é feito com alho, sal e cebola. Já o outro arroz ganhou um toque de urucum, tempero indígena usado pra dar uma coloração avermelhada à comida. A carne de porco foi temperada com alho, sal e pimenta do reino. A farofa de milho é com linguiça frita.
Tradição
Para os tropeiros, a ceia de Natal não era tão importante. Isso porque na véspera, as famílias iam todas para a Missa do Galo. Em compensação, davam mais valor ao almoço, no dia 25, quando todos se reuniam.
“Eu acho extremamente importante essa consideração. É uma comida muito simples, mas muito caprichosa, muito bem feita, porque ela é realmente um congraçamento familiar. Todo processo, toda religiosidade do nascimento de Jesus. E aqui no meu caso, somos todos que trabalhamos juntos aqui, descendente de tropeiros. Cada um no seu tempo, avô, bisavô, tio, vizinho, pai, estão todos como testemunha desse afeto”, completa o culinarista.
Fonte: G1 Vale do Paraíba