Tropeirismo
O Brasil que conhecemos hoje foi, em larga medida, desenhado, e até mesmo descoberto, durante o século XVIII, quando Tropeiros fizeram integrar o distante Sul ao Império, abrindo e percorrendo os “Caminhos Tropeiros”, dos quais o mais significativo e famoso foi o “Caminho do Viamão”, que, saindo de Sorocaba, levava aos campos gaúchos.
Os anos 1700 começam com a afortunada descoberta paulista das Minas Gerais. Para a nova e imensa população, falta tudo: comida, tecidos, sal, etc..
Atrás de grandes serranias, as novas Minas eram atingidas apenas por trilhas penosas, impossíveis ao pé e ao cavalo comum.
A solução foi possível com a mula e o gado criados na larga da vastidão sulina, ainda por ser colonizada.
Centenas de milhares de mulas foram transportadas pelos Tropeiros que as vendiam, em sua grande maioria, nas feiras de Sorocaba, por onde passa a primeira tropa, em 1733.
Três mil animais pioneiros criando a História.
Deste imenso trânsito, nasceram algumas das grandes cidades do Sul de hoje, como Castro, Ponta Grossa, Mafra, Lages, Vacaria, Passo Fundo, Carazinho. Foram, em seu início, pouso e repasto de tropas, raízes de uma cultura e uma civilização que moldaram e nos deram o País que temos.
Os Tropeiros foram se afazendando ao longo das trilhas, criando e mantendo a necessária resistência contra os espanhóis. Aumentam o território e colonizam, se enraízam. De S.Paulo vai a bombacha para o novo Sul, em S. Paulo usam o poncho. Neste estado, nas primeiras décadas dos anos 1800, a maior fonte de recursos eram os impostos recolhidos nas fronteiras destas trilhas, nos Registros de Animais.Com suas mulas, o Tropeiro vai levando o novo sotaque, a nova idéia, a nova palavra, a nova canção, o novo costume. Unifica o território e a cultura. Cria a brasilidade. Como nenhum outro, as feiras serão o lugar em que se encontram Sul e Norte. Desta reunião, nascerá um País.
Trilha da Independência
Vale caminhar pela Trilha da Independência (1822), conhecer as Trincheiras (1842/1932), cadeia de Euclides da Cunha, etc. Em busca de tudo isso é que os turistas têm vindo para essa pequena cidade. O município se propõe à ser um parque temático sobre o Tropeirismo onde você encontrará: A Estrada dos Tropeiros, a Praça, a Estátua, o Rancho, o Posto de Gasolina, o Cemitério, a Banca de Jornais dos Tropeiros, o Tropeirão (Pça. de Esportes), a própria Fundação Nacional do Tropeirismo, além da recepção do povo da cidade,sempre acolhendo os interessados nesse assunto fascinante que é o Tropeirismo.